SOBRE
O MESTRADO PROFISSIONAL
O Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica prioriza a formação de pesquisadores e professores que a partir do desafio da sala de aula desenvolvam autonomia para elaborar e conduzir o ato de ensinar. Para tanto, trabalha com professores em diferentes modalidades de formação inicial. Uma das principais dificuldades que os professores das series inicias enfrentam, em sua atuação docente, para articular conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer de sua vida profissional com a construção de uma pratica pedagógica, encontra-se na quantidade de conhecimentos específicos de diferentes áreas que devem dominar. Neste sentido, o programa de pós-graduação busca unir o saberes produzidos na universidade aos saberes da prática pedagógica dos professores que atuam em sala de aula da Educação Básica.
A DISSERTAÇÃO E O PRODUTO
Este site é fruto da dissertação de Mestrado Profissional intitulada: "Um estudo sobre Objetos Digitais de Aprendizagem no processo de alfabetização e letramento".
A comunidade que motivou a proposição deste produto faz parte de uma escola municipal localizada em uma cidade no interior do Estado de São Paulo. Apesar de haver tecnologias disponíveis para o uso, raramente são utilizadas pelos professores do ciclo de alfabetização devido a cobranças, da gestão aos professores, quantitativas de conteúdo e de silêncio durante as aulas ou são utilizados jogos aleatórios salvos no computador e que os alunos já conhecem e memorizaram as respostas.
O problema que serviu como base para este estudo e elaboração do produto foi a dificuldade do professor em saber por que, como, quando e quais ODA utilizar de acordo com o nível de alfabetização que o aluno está (ALEXANDRE, 2015). O contexto em que pensamos para esta proposta é o contemporâneo, a velocidade com que a tecnologia está modificando tanto a sociedade quanto os corpos humanos e suas prioridades, na qual o próprio homem está se hibridizando. Desta forma, não há como negar que o contexto cultural contemporâneo é de grande desenvolvimento tecnológico. Por isso, nos preocupamos com a realidade escolar que ainda se mantém resistente a este fato, por motivos diversificados e nem sempre coerentes.
Os ODA estão nos repositórios, porém o acesso é complicado por estarem misturados a outros anos e áreas, não ter um local específico para alfabetização e letramento e por alguns serem em outro idioma, o que dificulta a vida dos professores que em sua maioria desconhecem ou não possuem tempo para a procura e seleção.
Dessa forma, esperamos que este site colabore para:
- Facilitar o acesso dos professores aos ODA para alfabetização e letramento;
- Respeitar as necessidades e interesses dos alunos, relacionados à tecnologia no processo de ensino e aprendizagem;
- Integrar tecnologia ao currículo, isto é, trazer a realidade social mais próxima da escolar.
AS AUTORAS
Mariana dos Reis Alexandre
Thais Cristina Rodrigues Tezani
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, campus de Bauru, com experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação à Distância..
Professora assistente e doutora no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, campus de Bauru.